Artigo 1: Estrutura Organizacional

1.1 Definição do Papel

Um “Papel” é uma construção organizacional que uma pessoa pode desempenhar e então energizar em nome da Organização. Quem quer que desempenhe um Papel é um “Líder de Papel” para aquele Papel.

Uma definição de Papel consiste em um nome descritivo e uma ou mais das seguintes:

  1. Um “Propósito”, que é uma capacidade, potencial, ou objetivo que o Papel buscará ou expressará.
  2. Um ou mais “Domínios”, que são patrimônios, processos, ou outras coisas que o Papel pode controlar exclusivamente e regular como sua propriedade para o seu propósito.
  3. Um ou mais “Responsabilidades”, que são atividades em andamento que o Papel gerenciará e colocará a serviço dos outros Papéis ou para apoiar o seu Propósito.

Um Papel pode também manter “Políticas”, que são concessões ou restrições de autoridade, ou regras especiais que se aplicam dentro daquele Papel.

1.2 Responsabilidades dos Líderes de Papéis

Como Líder de Papel, você tem as seguintes responsabilidades:

1.2.1 Processar Tensões

Você é responsável por comparar a expressão real do seu Propósito de Papel e Responsabilidades com a sua visão do potencial ideal deles, para identificar as lacunas entre os dois (cada lacuna é uma “Tensão”). Você é então responsável por tentar resolver essas tensões.

1.2.2 Processar Propósito & Responsabilidades

Você é responsável por regularmente considerar como representar o seu Propósito de Papel e cada Responsabilidade definindo:

  1. “As Próximas-Ações”, que são ações úteis que você poderia tomar imediatamente, pelo menos na ausência de prioridades concorrentes; e
  2. “Projetos”, que são resultados específicos que seriam úteis para trabalhar-se, pelo menos na ausência de prioridades concorrentes.

1.2.3 Definir Projetos

Você é responsável por definir regularmente as Próximas-Ações para cada um dos Projetos ativos do seu Papel.

1.2.4 Monitorar Projetos, Próximas-Ações & Tensões

Você é responsável por registrar e monitorar todos os Projetos e Próximas-Ações para o seu Papel em listas escritas. Você deve também monitorar as Tensões que você pretende resolver, pelos menos até que você as processe em Projetos ou Próximas-Ações. Você também é responsável por revisar regularmente e atualizar essas listas, para mantê-las como uma fonte confiável do trabalho potencial do Papel.

1.2.5 Executar as Próximas-Ações

Sempre que você tiver tempo disponível para representar um Papel, você é responsável por considerar as Próximas-Ações que você poderia tomar, e executar qualquer uma que acrescentaria mais valor à Organização.

1.3 Círculos

Um “Círculo” é um recipiente para organizar Papéis e Políticas em torno de um Propósito comum. Os Papéis e Políticas dentro de um Círculo constituem a sua “Governança” para atuação.

1.3.1 Dividindo Papéis

O interior de cada Papel é um Círculo. Esse Círculo pode manter os seus próprios Papéis e Políticas para dividir e organizar o seu trabalho. Isso não se aplica aos Papéis definidos nesta Constituição, que não podem mais serem divididos.

Um Círculo interno de um Papel é considerado um “Subcírculo” do Círculo mais amplo que detém o Papel, enquanto esse Círculo mais amplo é o seu “Supercírculo.”

1.3.2 Delegando Domínios

Quando um Círculo concede um Domínio a um de seus Papéis, qualquer Líder de Papel para aquele Papel pode controlar aquele Domínio em nome do Círculo. Um Círculo pode somente conceder Domínios aos seus Papéis que encaixem dentro dos próprios Domínios do Círculo, ou que sejam somente relevantes dentro dos seus próprios processos internos.

Uma vez que um Papel controle um Domínio, ele pode criar Políticas que governem esse Domínio dentro da sua própria Governança. Contudo, o Círculo que delegou o Domínio retém o direito de definir as suas próprias Políticas que governem esse Domínio também. Qualquer uma dessas Políticas substitui aquelas definidas pelo Papel no caso de um conflito.

Conceder um Domínio a um Papel não delega qualquer direito que o Círculo tem para controlar gastos de dinheiro ou patrimônios, a menos que explicitamente especificado.

1.3.3 Círculo Âncora

O Círculo mais amplo que detém o Propósito de toda a Organização é o seu “Círculo Âncora”. O Círculo Âncora detém todas as autoridades e Domínios que a própria Organização controla, e não tem um Supercírculo. O Círculo Âncora pode mudar o seu próprio Propósito ou esclarecer as suas próprias Responsabilidades através de uma Política.

Os Ratificantes podem definir uma estrutura inicial e outra Governança dentro do Círculo Âncora ao adotarem esta Constituição.

1.3.4 Conectando-se com Círculos

Um Papel pode conectar-se com outro Círculo se uma Política desse outro Círculo ou qualquer outro Supercírculo desse o convidar.

Uma vez conectado a outro Círculo, um Papel é considerado parte da Governança daquele outro Círculo. Esse Círculo pode somar-se ao Papel e mais tarde mudar o que ele acrescenta/soma. Contudo, ele não pode cancelar o Papel nem mudar nada acrescentado por outro Círculo, e outro Círculo não pode mudar ou remover nada que ele acrescenta. A autoridade para acrescentar ou mudar tarefas no Papel permanece com o seu Círculo de origem. O Círculo com o qual um Papel se conecta não é considerado seu Supercírculo, e nem o Círculo interno do Papel é considerado o seu Subcírculo.

Um Círculo pode desconectar de um Papel removendo a Política que o convidou a conectar-se, ou por outro mecanismo definido naquela Política. Um Papel pode também optar para remover-se de um Círculo que ele se conectou, a menos que uma Política interna ou atuando no Supercírculo do Papel diga o contrário. Uma vez desconectado de um Círculo, qualquer Governança acrescentada ao Papel por aquele Círculo é automaticamente removida.

1.3.5 Papéis de Facilitador & Secretário

Qualquer Círculo pode nomear alguém como “Facilitador” do Círculo. O Facilitador selecionado desempenha um “Papel de Facilitador” no Círculo, com um Propósito de “governança do Círculo e práticas operacionais alinhadas com a Constituição.”

Qualquer Círculo pode nomear alguém como “Secretário” do Círculo. O Secretário selecionado desempenha um “Papel de Secretário” no Círculo, com um Propósito de “Estabilizar os registros e reuniões constitucionalmente exigidos do Círculo.”

Um Círculo pode acrescentar Responsabilidades ou Domínios ao seu próprio Papel de Facilitador ou Secretário, assim como emendar ou remover essas adições. Nenhum Círculo pode emendar ou remover o Propósito de qualquer um dos Papéis, nem de qualquer uma das Responsabilidades ou Domínios atribuídos a esses Papéis por esta Constituição.

1.4 Líderes de Círculos

Servir como um Líder de Papel também pode significar servir como um “Líder de Círculo” dentro daquele Círculo interno do Papel, e, assim, desempenhar o “Papel de Líder do Círculo” interno. O Papel de Líder de Círculo detém o Propósito geral daquele Papel mais amplo, e todas as Responsabilidades naquele Papel, na medida que elas não são cobertas por outros Papéis ou processos dentro do Círculo.

O Círculo Âncora não tem Líderes de Círculo, a menos que uma Política do Círculo diga o contrário.

1.4.1 Atribuindo os Papéis

Um Líder de Círculo controla as atribuições de Papel do Círculo e pode atribuir qualquer Papel dentro do Círculo para qualquer um que queira desempenhá-lo, incluindo múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Qualquer um assim nomeado pode mais tarde renunciar de desempenhar o Papel, a menos que eles tenham concordado diferentemente. Um Líder de Círculo pode também revogar uma atribuição de qualquer Papel dentro do Círculo a qualquer momento.

Um Líder de Círculo pode ainda focar uma atribuição de Papel somente em um contexto específico. Para fazer isso, a definição completa do Papel ainda deve ser relevante dentro daquele contexto. Quando um foco é usado, cada foco de atribuição comporta-se como um Papel separado. O Propósito do Papel, dos Domínios, e de todas as Responsabilidades ainda se aplicam, mas somente dentro do foco da atribuição.

Ninguém além de um Líder de Círculo pode atribuir um Papel ou revogar uma atribuição de um Papel dentro do Círculo, a menos que o Círculo tenha delegado o controle das atribuições de Papéis a um Papel ou processo diferente. Uma Política pode restringir ainda mais atribuições de Papel ou remoções.

1.4.2 Cobrindo os Papéis não atribuídos

Sempre que um Papel em um Círculo não está atribuído, cada Líder de Círculo é automaticamente considerado um Líder de Papel do Papel não atribuído.  

Quando um Papel é desempenhado somente por pessoas que não são Parceiros da Organização, então cada Líder de Círculo é automaticamente considerado um Líder de Papel desse Papel também. Contudo, essa tarefa padrão somente se aplica desde que os não Parceiros não estejam desempenhando ativamente as responsabilidades e deveres relevantes que um Parceiro desempenharia.

1.4.3 Definindo Prioridades & Estratégias

Um Líder de Círculo pode julgar o valor relativo dos esforços do potencial do Círculo para resolver conflitos prioritários através dos Papéis. Um Líder de Círculo também pode definir uma “Estratégia” para o Círculo, ou muitas Estratégias, que são heurísticas que orientam a priorização no Círculo. 

1.4.4 Encaminhando as Referências Externas

Sempre que a Governança externa do Círculo fizer referência ao próprio Círculo ou qualquer Papel no Círculo, um Líder de Círculo pode atualizar essa referência para, ao invés, referir-se a outro Papel no Círculo. Esse esclarecimento não é considerado uma mudança naquela Governança do Círculo.

1.4.5 Emendando o Papel do Líder do Círculo

Um Círculo não pode modificar o Propósito do seu Papel de Líder de Círculo, nem remover o Papel.

Um Círculo pode acrescentar Responsabilidades ou Domínios ao Papel de Líder de Círculo, e mais tarde remover essas adições. Contudo, qualquer adição se aplica automaticamente a cada Papel de Líder de Círculo do Subcírculo também, recursivamente. Um Círculo não pode acrescentar Responsabilidades ou Domínios apenas para o seu próprio Papel de Líder de Círculo.

Um Círculo pode remover qualquer Responsabilidade, Domínio, autoridade ou função de seu próprio Papel de Líder de Círculo. Ele pode fazer isso ou substituindo-os em outro Papel no Círculo, ou definindo um meio alternativo de adotá-los. Fazendo isso se remove automaticamente a autoridade ou elemento relevante do Papel de Líder do Círculo do Círculo, enquanto a delegação permanecer em vigor.